O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?

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O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?

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Título: O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?
Autor: Siqueira Filho, Moysés Gonçalves; Cesana, Andressa
Resumo: No presente texto atemo-nos à análise de um caderno escolar de matemática cuja produção de registros foi feita em 1986, por uma aluna da 1ª série do ensino primário de uma escola pública estadual localizada em Nova Venécia, interior do estado do Espírito Santo. Orientamo-nos pela seguinte questão: que conteúdos de matemática foram desenvolvidos na 1ª série do ensino primário, a partir dos exercícios propostos e considerando o contexto político-educacional da época? Como pressuposto teórico-metodológico, consideramos os estudos (i) desenvolvidos por Julia (2001), sobre cultura escolar; e os (ii) realizados por Mignot; Viñao; Gvirtz; Larrondo (2008), acerca de cadernos escolares, admitidos, aqui, como fonte de pesquisa histórica. A análise empreendida revela que os conteúdos matemáticos desenvolvidos no caderno foram, essencialmente, números naturais e adições com números naturais, sem nenhuma abordagem à geometria. E, ainda, que os exercícios intitulados no caderno como “Problema” não estavam de acordo com as concepções sobre a resolução de problemas empreendida naquele tempo pela revitalização da educação matemática.
Descrição: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/135/91
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185670
Data: 2017


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O ENSINO DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DO.pdf 1.107Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo Revista de História da Educação Matemática

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