O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?

Show simple item record

dc.contributor.author Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
dc.contributor.author Cesana, Andressa
dc.date.accessioned 2018-04-16T15:02:15Z
dc.date.available 2018-04-16T15:02:15Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation CESANA, A. ; SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves . O Ensino de Matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar?. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 105-118, 2017. pt_BR
dc.identifier.issn 2447-6447
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185670
dc.description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/135/91 pt_BR
dc.description.abstract No presente texto atemo-nos à análise de um caderno escolar de matemática cuja produção de registros foi feita em 1986, por uma aluna da 1ª série do ensino primário de uma escola pública estadual localizada em Nova Venécia, interior do estado do Espírito Santo. Orientamo-nos pela seguinte questão: que conteúdos de matemática foram desenvolvidos na 1ª série do ensino primário, a partir dos exercícios propostos e considerando o contexto político-educacional da época? Como pressuposto teórico-metodológico, consideramos os estudos (i) desenvolvidos por Julia (2001), sobre cultura escolar; e os (ii) realizados por Mignot; Viñao; Gvirtz; Larrondo (2008), acerca de cadernos escolares, admitidos, aqui, como fonte de pesquisa histórica. A análise empreendida revela que os conteúdos matemáticos desenvolvidos no caderno foram, essencialmente, números naturais e adições com números naturais, sem nenhuma abordagem à geometria. E, ainda, que os exercícios intitulados no caderno como “Problema” não estavam de acordo com as concepções sobre a resolução de problemas empreendida naquele tempo pela revitalização da educação matemática. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista de História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Espírito Santo pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Cadernos escolares pt_BR
dc.title O ensino de matemática no interior do Espírito Santo: o que se pode ver em um caderno escolar? pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DO.pdf 1.107Mb PDF View/Open Artigo Revista de História da Educação Matemática

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar