As matemáticas na formação de normalistas brasileiros e franceses em tempos de escola nova: 1920 a 1945

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As matemáticas na formação de normalistas brasileiros e franceses em tempos de escola nova: 1920 a 1945

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Título: As matemáticas na formação de normalistas brasileiros e franceses em tempos de escola nova: 1920 a 1945
Autor: Oliveira, Maria Cristina Araújo de; Bertini, Luciane de Fatima; Carvalho, Mercedes; Silva, Martha Raíssa Iane Santana da
Resumo: O artigo apresenta o resultado de um estudo comparativo relativo à oferta de disciplinas que, sob diferentes rubricas, relacionavam-se com a matemática da formação de normalistas brasileiros e franceses. As análises aqui apresentadas referem-se aos anos de 1920 a 1945, período no qual o movimento da Escola Nova se difundiu em nível internacional. A investigação sobre o contexto brasileiro tomou como fontes a legislação relativa aos cursos normais, artigos de revistas pedagógicas e cadernos de normalistas. O contexto francês foi considerado sobretudo a partir do trabalho de pesquisadores desse país. As análises nos levam a concluir que no Brasil a renovação resultante dos preceitos da vaga escolanovista deixou marcas mais significativas na produção de um conhecimento para ensinar, transformando as metodologias específicas para o ensino de matemática. Na França, as principais mudanças viriam nos conhecimentos a ensinar, ou seja, nos conteúdos específicos que integram a disciplina matemática – geometria, aritmética, álgebra.
Descrição: Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/23040
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185342
Data: 2017


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AS MATEMÁTICAS ... COLA NOVA _1920 A 1945.pdf 474.7Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo Revista EM TEIA

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