As matemáticas na formação de normalistas brasileiros e franceses em tempos de escola nova: 1920 a 1945

DSpace Repository

A- A A+

As matemáticas na formação de normalistas brasileiros e franceses em tempos de escola nova: 1920 a 1945

Show simple item record

dc.contributor.author Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.contributor.author Bertini, Luciane de Fatima
dc.contributor.author Carvalho, Mercedes
dc.contributor.author Silva, Martha Raíssa Iane Santana da
dc.date.accessioned 2018-04-10T01:24:05Z
dc.date.available 2018-04-10T01:24:05Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation OLIVEIRA, M. C. A. ; BERTINI, L. F. ; CARVALHO, MERCEDES ; SILVA, M. R. I. S. . AS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE NORMALISTAS BRASILEIROS E FRANCESES EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA ? 1920 A 1945. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. v.8, p. 1-22, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185342
dc.description Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/23040 pt_BR
dc.description.abstract O artigo apresenta o resultado de um estudo comparativo relativo à oferta de disciplinas que, sob diferentes rubricas, relacionavam-se com a matemática da formação de normalistas brasileiros e franceses. As análises aqui apresentadas referem-se aos anos de 1920 a 1945, período no qual o movimento da Escola Nova se difundiu em nível internacional. A investigação sobre o contexto brasileiro tomou como fontes a legislação relativa aos cursos normais, artigos de revistas pedagógicas e cadernos de normalistas. O contexto francês foi considerado sobretudo a partir do trabalho de pesquisadores desse país. As análises nos levam a concluir que no Brasil a renovação resultante dos preceitos da vaga escolanovista deixou marcas mais significativas na produção de um conhecimento para ensinar, transformando as metodologias específicas para o ensino de matemática. Na França, as principais mudanças viriam nos conhecimentos a ensinar, ou seja, nos conteúdos específicos que integram a disciplina matemática – geometria, aritmética, álgebra. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista EM TEIA - Revista de educação matemática e tecnológica pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Desenho pt_BR
dc.subject Prática de ensino de matemática pt_BR
dc.subject Normalistas pt_BR
dc.title As matemáticas na formação de normalistas brasileiros e franceses em tempos de escola nova: 1920 a 1945 pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
AS MATEMÁTICAS ... COLA NOVA _1920 A 1945.pdf 474.7Kb PDF View/Open Artigo Revista EM TEIA

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar