As matemáticas na formação de normalistas brasileiros e franceses em tempos de escola nova: 1920 a 1945
Show simple item record
dc.contributor.author |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
|
dc.contributor.author |
Bertini, Luciane de Fatima |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Mercedes |
|
dc.contributor.author |
Silva, Martha Raíssa Iane Santana da |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-10T01:24:05Z |
|
dc.date.available |
2018-04-10T01:24:05Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, M. C. A. ; BERTINI, L. F. ; CARVALHO, MERCEDES ; SILVA, M. R. I. S. . AS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE NORMALISTAS BRASILEIROS E FRANCESES EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA ? 1920 A 1945. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. v.8, p. 1-22, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185342 |
|
dc.description |
Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/23040 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo apresenta o resultado de um estudo comparativo relativo à oferta de disciplinas que, sob diferentes rubricas, relacionavam-se com a matemática da formação de normalistas brasileiros e franceses. As análises aqui apresentadas referem-se aos anos de 1920 a 1945, período no qual o movimento da Escola Nova se difundiu em nível internacional. A investigação sobre o contexto brasileiro tomou como fontes a legislação relativa aos cursos normais, artigos de revistas pedagógicas e cadernos de normalistas. O contexto francês foi considerado sobretudo a partir do trabalho de pesquisadores desse país. As análises nos levam a concluir que no Brasil a renovação resultante dos preceitos da vaga escolanovista deixou marcas mais significativas na produção de um conhecimento para ensinar, transformando as metodologias específicas para o ensino de matemática. Na França, as principais mudanças viriam nos conhecimentos a ensinar, ou seja, nos conteúdos específicos que integram a disciplina matemática – geometria, aritmética, álgebra. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista EM TEIA - Revista de educação matemática e tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Normalistas |
pt_BR |
dc.title |
As matemáticas na formação de normalistas brasileiros e franceses em tempos de escola nova: 1920 a 1945 |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar