A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos?
Show full item record
Title:
|
A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos? |
Author:
|
Valente, Wagner Rodrigues
|
Abstract:
|
Este artigo reúne resultados parciais de pesquisa que vêm sendo obtidos pela realização de dois projetos de investigação, um de âmbito nacional e outro internacional. Tais resultados intentam responder à seguinte questão: que trajetórias tiveram as concepções sobre os saberes matemáticos para serem ensinados nos primeiros anos escolares? O trabalho adota como enquadramento teórico referências vindas da História Cultural. Utiliza como base empírica os posicionamentos de personagens condutoras da educação brasileira de finais do século 19 a meados do século 20, lidos em revistas pedagógicas. Buscar-se-á mostrar que os saberes elementares matemáticos seguem um movimento de alternância entre duas concepções: ora eles são vistos na forma de elementos, ora são concebidos como rudimentos. E, ainda, o que parece relevante: esses dois modelos convivem na atualidade. |
Description:
|
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200033&lng=pt&nrm=iso&tlng=en |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167435
|
Date:
|
2016 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar