A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos?

DSpace Repository

A- A A+

A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos?

Show full item record

Title: A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos?
Author: Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: Este artigo reúne resultados parciais de pesquisa que vêm sendo obtidos pela realização de dois projetos de investigação, um de âmbito nacional e outro internacional. Tais resultados intentam responder à seguinte questão: que trajetórias tiveram as concepções sobre os saberes matemáticos para serem ensinados nos primeiros anos escolares? O trabalho adota como enquadramento teórico referências vindas da História Cultural. Utiliza como base empírica os posicionamentos de personagens condutoras da educação brasileira de finais do século 19 a meados do século 20, lidos em revistas pedagógicas. Buscar-se-á mostrar que os saberes elementares matemáticos seguem um movimento de alternância entre duas concepções: ora eles são vistos na forma de elementos, ora são concebidos como rudimentos. E, ainda, o que parece relevante: esses dois modelos convivem na atualidade.
Description: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200033&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167435
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
VALENTE, Wagner ... LEMENTOS OU RUDIMENTOS.pdf 703.7Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar