A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos?

Mostrar registro completo

Título: A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos?
Autor: Valente, Wagner Rodrigues
Resumo: Este artigo reúne resultados parciais de pesquisa que vêm sendo obtidos pela realização de dois projetos de investigação, um de âmbito nacional e outro internacional. Tais resultados intentam responder à seguinte questão: que trajetórias tiveram as concepções sobre os saberes matemáticos para serem ensinados nos primeiros anos escolares? O trabalho adota como enquadramento teórico referências vindas da História Cultural. Utiliza como base empírica os posicionamentos de personagens condutoras da educação brasileira de finais do século 19 a meados do século 20, lidos em revistas pedagógicas. Buscar-se-á mostrar que os saberes elementares matemáticos seguem um movimento de alternância entre duas concepções: ora eles são vistos na forma de elementos, ora são concebidos como rudimentos. E, ainda, o que parece relevante: esses dois modelos convivem na atualidade.
Descrição: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200033&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167435
Data: 2016


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
VALENTE, Wagner ... LEMENTOS OU RUDIMENTOS.pdf 703.7Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar