A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos?
Show simple item record
dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2016-09-15T13:37:47Z |
|
dc.date.available |
2016-09-15T13:37:47Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues. A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: ELEMENTOS OU RUDIMENTOS?. História da Educação, v. 20, p. 33-47, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167435 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200033&lng=pt&nrm=iso&tlng=en |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo reúne resultados parciais de pesquisa que vêm sendo obtidos pela realização de dois projetos de investigação, um de âmbito nacional e outro internacional. Tais resultados intentam responder à seguinte questão: que trajetórias tiveram as concepções sobre os saberes matemáticos para serem ensinados nos primeiros anos escolares? O trabalho adota como enquadramento teórico referências vindas da História Cultural. Utiliza como base empírica os posicionamentos de personagens condutoras da educação brasileira de finais do século 19 a meados do século 20, lidos em revistas pedagógicas. Buscar-se-á mostrar que os saberes elementares matemáticos seguem um movimento de alternância entre duas concepções: ora eles são vistos na forma de elementos, ora são concebidos como rudimentos. E, ainda, o que parece relevante: esses dois modelos convivem na atualidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
História da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática curso primário |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
Saber elementar |
pt_BR |
dc.title |
A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos? |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar