Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisa

DSpace Repository

A- A A+

Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisa

Show simple item record

dc.contributor.author Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.date.accessioned 2016-04-20T10:41:28Z
dc.date.available 2016-04-20T10:41:28Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation OLIVEIRA, M. C. A. . Professores de Matemática ao tempo do Movimento da Matemática Moderna: perspectivas de pesquisa. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), Curitiba, v. 6, p. 79-89, 2006. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160879
dc.description Disponível em http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=578&dd99=view&dd98=pb pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo levantar questionamentos sobre a formação de professores de Matemática durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Esse movimento, que foi uma iniciativa internacional de mudança no ensino de Matemática, ainda deixa marcas nas práticas dos professores atualmente? Que heranças são essas? Com base na leitura de dissertações e teses produzidas no Brasil sobre o MMM, formulamos uma hipótese de que a proposta foi apresentada aos professores das escolas primárias e secundá- rias de forma bastante “acabada”, na medida em que estes eram “treinados” pelos divulgadores do movimento, como GEEM (Grupo de Estudos do Ensino da Matemática) em São Paulo, para levar para sala de aula os novos conteúdos e a nova proposta de trabalho. A existência de realidades tão distintas, por um lado jovens matemáticos e professores de Matemática sendo formados na USP sob forte influência da Matemática produzida nos grupos mais reconhecidos da época como o grupo Bourbaki e por outro lado professores leigos que lecionavam Matemática em várias regiões do Brasil remete-nos a questionamentos de que a apropriação e a prática docente sob a influência do MMM é também muito diversa. As histórias contadas sobre o Movimento da Matemática Moderna no que diz respeito à formação de professores e sua atuação nesse movimento contam muito pouco dos professores que estavam nas escolas e passaram ou não por cursos de aperfeiçoamento (como costumavam chamar na época) e de suas práticas pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Diálogo Educacional pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject Movimento da matemática moderna pt_BR
dc.subject Formação de professores de matemática pt_BR
dc.title Professores de matemática ao tempo do movimento da matemática moderna: perspectivas de pesquisa pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
dialogo-578.pdf 43.79Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar