Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário
Show full item record
| 
Title: 
 | 
Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário | 
| 
Author:
 | 
Valente, Wagner Rodrigues
 | 
| 
Abstract:
 | 
O texto analisa a trajetória inicial de constituição da geometriacomo uma das matérias de ensino do curso primário brasileiro. Operíodo de estudo compreende das primeiras décadas àquelas finaisdo século XIX. As fontes para a pesquisa levam em consideração,sobretudo, a documentação oficial e os livros didáticos. A empiria éanalisada sob a ótica histórico-cultural. Analisam-se, em termos dadefinição das matérias a comporem os ensinos da escola primária,a apropriação das propostas de Condorcet, as discussões ocorridasno Congresso Nacional brasileiro e a elaboração de uma geometriaprática para ensino nos anos iniciais escolares. Os resultados doestudo apontam para a sedimentação do desenho linear como umageometria para o curso primário. | 
| 
Description:
 | 
Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/446 | 
| 
URI:
 | 
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160382
 | 
| 
Date:
 | 
2012 | 
	     
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
 
- 
This Collection
 
 
My Account
Statistics
Compartilhar