Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário

DSpace Repository

A- A A+

Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário

Show full item record

Title: Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário
Author: Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: O texto analisa a trajetória inicial de constituição da geometriacomo uma das matérias de ensino do curso primário brasileiro. Operíodo de estudo compreende das primeiras décadas àquelas finaisdo século XIX. As fontes para a pesquisa levam em consideração,sobretudo, a documentação oficial e os livros didáticos. A empiria éanalisada sob a ótica histórico-cultural. Analisam-se, em termos dadefinição das matérias a comporem os ensinos da escola primária,a apropriação das propostas de Condorcet, as discussões ocorridasno Congresso Nacional brasileiro e a elaboração de uma geometriaprática para ensino nos anos iniciais escolares. Os resultados doestudo apontam para a sedimentação do desenho linear como umageometria para o curso primário.
Description: Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/446
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160382
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
446-1200-1-PB.pdf 1023.Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar