Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário
Show simple item record
dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-07T10:18:29Z |
|
dc.date.available |
2016-04-07T10:18:29Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
Valente, Wagner Rodrigues . Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, p. 73-94, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160382 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/446 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto analisa a trajetória inicial de constituição da geometriacomo uma das matérias de ensino do curso primário brasileiro. Operíodo de estudo compreende das primeiras décadas àquelas finaisdo século XIX. As fontes para a pesquisa levam em consideração,sobretudo, a documentação oficial e os livros didáticos. A empiria éanalisada sob a ótica histórico-cultural. Analisam-se, em termos dadefinição das matérias a comporem os ensinos da escola primária,a apropriação das propostas de Condorcet, as discussões ocorridasno Congresso Nacional brasileiro e a elaboração de uma geometriaprática para ensino nos anos iniciais escolares. Os resultados doestudo apontam para a sedimentação do desenho linear como umageometria para o curso primário. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Brasileira de História da Educação |
|
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria prática |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Condorcet |
pt_BR |
dc.title |
Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar