Title:
|
Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário |
Author:
|
Valente, Wagner Rodrigues
|
Abstract:
|
O texto analisa a trajetória inicial de constituição da geometriacomo uma das matérias de ensino do curso primário brasileiro. Operíodo de estudo compreende das primeiras décadas àquelas finaisdo século XIX. As fontes para a pesquisa levam em consideração,sobretudo, a documentação oficial e os livros didáticos. A empiria éanalisada sob a ótica histórico-cultural. Analisam-se, em termos dadefinição das matérias a comporem os ensinos da escola primária,a apropriação das propostas de Condorcet, as discussões ocorridasno Congresso Nacional brasileiro e a elaboração de uma geometriaprática para ensino nos anos iniciais escolares. Os resultados doestudo apontam para a sedimentação do desenho linear como umageometria para o curso primário. |
Description:
|
Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/446 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160382
|
Date:
|
2012 |