Abstract:
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No início do presente estudo, apresentamos uma síntese histórica abrangendo fatos ocorridos no período que vai da Proclamação da República até o advento da Revolução de 30. Nessa oportunidade, descrevemos sumariamente, os vários períodos presidenciais e as características que os mascaram relativamente a fatos econômicos e políticos. Numa etapa seguinte, fizemos menção aos vários textos legais que trataram sobre reformas educacionais, tendo como marco o Ato Adicional de 1834, oportunidade em que fizemos algumas considerações sobre tais diplomas e as implicações trazidas para a área da educação. Já no item 1.3. que se refere ao período em estudo, optamos pela abordagem sobre os fatos históricos ocorridos de caráter político, econômico e social, tecendo, considerações sobre os aspectos principais. O segundo capítulo por sua vez, foi subdividido em quatro momentos a saber: elaboramos análise sumária do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova com algumas observações de seus pontos fundamentais; no segundo, passamos em revista, a Constituição de 34 e a questão educacional, quando tecemos alguns comentários que se faziam necessários; no terceiro, analisamos a educação durante o texto Constitucional de 37, quando são feitas, também, observações que interessam à análise crítica desenvolvida no capítulo seguinte: e, finalmente, fechando o capítulo, são examinados de per si, todos os Decretos e Decretos-Leis que constituíram no período, objeto do trabalho, as reformas feitas por Francisco Campos e Gustavo Capanema. Em seguida, no capítulo 3, após breve introdução, estabelecemos os fundamentos teóricos que constituem as categorias como - educação, dominação, política, hegemonia e ideologia utilizadas no decorrer da análise crítica. Com auxílio de autores diversos, expomos algumas considerações sobre tais categorias. No momento seguinte, que constitui o núcleo de nosso trabalho, efetuamos a análise de todo o período, quando tentamos demonstrar a utilização da educação como instrumento de dominação política por uma classe. |