Educação e dominação politica : 1930 a 1945

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Educação e dominação politica : 1930 a 1945

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Pasold, Cesar Luiz en
dc.contributor.author Amaral, Agamenon Bento do en
dc.date.accessioned 2013-12-05T20:01:00Z
dc.date.available 2013-12-05T20:01:00Z
dc.date.issued 1988 en
dc.identifier.other 82055 en
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106292
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Juridicas en
dc.description.abstract No início do presente estudo, apresentamos uma síntese histórica abrangendo fatos ocorridos no período que vai da Proclamação da República até o advento da Revolução de 30. Nessa oportunidade, descrevemos sumariamente, os vários períodos presidenciais e as características que os mascaram relativamente a fatos econômicos e políticos. Numa etapa seguinte, fizemos menção aos vários textos legais que trataram sobre reformas educacionais, tendo como marco o Ato Adicional de 1834, oportunidade em que fizemos algumas considerações sobre tais diplomas e as implicações trazidas para a área da educação. Já no item 1.3. que se refere ao período em estudo, optamos pela abordagem sobre os fatos históricos ocorridos de caráter político, econômico e social, tecendo, considerações sobre os aspectos principais. O segundo capítulo por sua vez, foi subdividido em quatro momentos a saber: elaboramos análise sumária do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova com algumas observações de seus pontos fundamentais; no segundo, passamos em revista, a Constituição de 34 e a questão educacional, quando tecemos alguns comentários que se faziam necessários; no terceiro, analisamos a educação durante o texto Constitucional de 37, quando são feitas, também, observações que interessam à análise crítica desenvolvida no capítulo seguinte: e, finalmente, fechando o capítulo, são examinados de per si, todos os Decretos e Decretos-Leis que constituíram no período, objeto do trabalho, as reformas feitas por Francisco Campos e Gustavo Capanema. Em seguida, no capítulo 3, após breve introdução, estabelecemos os fundamentos teóricos que constituem as categorias como - educação, dominação, política, hegemonia e ideologia utilizadas no decorrer da análise crítica. Com auxílio de autores diversos, expomos algumas considerações sobre tais categorias. No momento seguinte, que constitui o núcleo de nosso trabalho, efetuamos a análise de todo o período, quando tentamos demonstrar a utilização da educação como instrumento de dominação política por uma classe. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Educação e Estado en
dc.title Educação e dominação politica : 1930 a 1945 en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


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