O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar

Mostrar registro completo

Título: O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar
Autor: Teixeira, Lisley Canola Treis
Resumo: A pesquisa trata da temática do ensino por meio de projetos no contexto atual da escola pública estadual de Santa Catarina a partir das falas das professoras das séries iniciais. É uma abordagem sobre as práticas pedagógicas que se efetivam na escola, buscando identificar os sentidos que mobilizam as professoras e apreender a relação entre a proposição do ensino por projetos e a dinâmica escolar. Por meio de entrevistas e questionários com as professoras e representantes da escola construiu-se uma análise descritiva dos sentidos declarados pelas docentes e do contexto educativo em que se inserem. Organizados em dois eixos explicativos que foram capazes de explicitar o movimento do professor na prática pedagógica, temos: um que aponta os sentidos como construções singulares a partir da preocupação em instigar a aprendizagem do aluno, e outro, a dinâmica da organização escolar na relação com o ensino.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101950
Data: 2005


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
224065.pdf 766.6Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar