O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar

DSpace Repository

A- A A+

O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar

Show full item record

Title: O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar
Author: Teixeira, Lisley Canola Treis
Abstract: A pesquisa trata da temática do ensino por meio de projetos no contexto atual da escola pública estadual de Santa Catarina a partir das falas das professoras das séries iniciais. É uma abordagem sobre as práticas pedagógicas que se efetivam na escola, buscando identificar os sentidos que mobilizam as professoras e apreender a relação entre a proposição do ensino por projetos e a dinâmica escolar. Por meio de entrevistas e questionários com as professoras e representantes da escola construiu-se uma análise descritiva dos sentidos declarados pelas docentes e do contexto educativo em que se inserem. Organizados em dois eixos explicativos que foram capazes de explicitar o movimento do professor na prática pedagógica, temos: um que aponta os sentidos como construções singulares a partir da preocupação em instigar a aprendizagem do aluno, e outro, a dinâmica da organização escolar na relação com o ensino.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101950
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
224065.pdf 766.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar