O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar
Mostrar registro completo
|
Título:
|
O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar |
|
Autor:
|
Teixeira, Lisley Canola Treis
|
|
Resumo:
|
A pesquisa trata da temática do ensino por meio de projetos no contexto atual da escola pública estadual de Santa Catarina a partir das falas das professoras das séries iniciais. É uma abordagem sobre as práticas pedagógicas que se efetivam na escola, buscando identificar os sentidos que mobilizam as professoras e apreender a relação entre a proposição do ensino por projetos e a dinâmica escolar. Por meio de entrevistas e questionários com as professoras e representantes da escola construiu-se uma análise descritiva dos sentidos declarados pelas docentes e do contexto educativo em que se inserem. Organizados em dois eixos explicativos que foram capazes de explicitar o movimento do professor na prática pedagógica, temos: um que aponta os sentidos como construções singulares a partir da preocupação em instigar a aprendizagem do aluno, e outro, a dinâmica da organização escolar na relação com o ensino. |
|
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
|
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101950
|
|
Data:
|
2005 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo