O panorama jurídico do homeschooling no Brasil: constitucionalidade, necessidade e o panorama educacional da sociedade brasileira.

DSpace Repository

A- A A+

O panorama jurídico do homeschooling no Brasil: constitucionalidade, necessidade e o panorama educacional da sociedade brasileira.

Show full item record

Title: O panorama jurídico do homeschooling no Brasil: constitucionalidade, necessidade e o panorama educacional da sociedade brasileira.
Author: Jacques, Samuel Moro
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso visa analisar, através de uma metodologia empírica, a situação educacional brasileira em seus atuais parâmetros, mostrando que, nesse estado, existe uma ferramenta aliada que pode trazer uma alternativa para o fomento educacional brasileiro, a educação domiciliar, questionando, ainda, a finalidade da educação proposta pelo ordenamento jurídico Brasileiro. A partir disso, discutir-se-á a possibilidade constitucional do homeschooling, através de uma análise bibliográfica, através de doutrinas, jurisprudência e legislação, no método dedutivo, e da necessidade de regulamentação, demonstrando como é feito nos demais países e quais são os panoramas atuais da situação jurídica. Por fim, analisar-se-ão às propostas de lei, discutidas no congresso nacional, sobre a regulamentação da educação domiciliar, demonstrando um possível aliado no combate à desigualdade educacional, bem como da regressão educacional atual da sociedade Brasileira.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237628
Date: 15-07-20


Files in this item

Files Size Format View Description
O PANORAMA JURÍDICO DO HOMESCHOOLING NO BRASIL.pdf 786.8Kb PDF View/Open TCC
Ata, termo de aprovação e autoria.pdf 348.4Kb PDF View/Open Ata da apresentação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar