Avaliação pedagógica para alunos surdos no contexto de um programa inclusivo bilíngue

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação pedagógica para alunos surdos no contexto de um programa inclusivo bilíngue

Show simple item record

dc.contributor.author RESENDE, Alice Almeida Chaves de
dc.date.accessioned 2022-03-20T18:21:25Z
dc.date.available 2022-03-20T18:21:25Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation RESENDE, Alice Almeida Chaves de. Avaliação pedagógica para alunos surdos no contexto de um programa inclusivo bilíngue. 2015. 142 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Orientadora: Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232426
dc.description.abstract A política educacional vigente indica a inclusão de toda criança na escola regular, respeitando suas necessidades e peculiaridades; todavia, tais direitos nem sempre lhe são garantidos. Por dificuldades de acesso à língua, os surdos ficam alijados dos processos de ensino-aprendizagem. É de suma importância desenvolver práticas pedagógicas atentas às necessidades desses sujeitos, iniciativas que propiciem a aquisição e o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no espaço escolar. Ações nesta direção tornaram-se obrigatórias com a publicação do Decreto Federal nº 5.626/05. Este estudo está articulado a um programa de escolarização, Programa Inclusivo Bilíngue, que realiza ações de acompanhamento e pesquisas vinculadas a um programa de inclusão dos alunos surdos em uma escola no município de São Carlos/SP. Seu foco é o desenvolvimento da educação bilíngue para estudantes surdos e a inserção da Libras no espaço escolar, implementando metodologias e práticas didáticas apropriadas. O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma proposta de avaliação para acompanhamento e análise da escrita e suas formas de registro em alunos surdos, usuários da Libras. Foram realizados três estudos para criar, testar e aplicar o sistema de avaliação proposto. Sobre os dados dos alunos que foram submetidos a essa avaliação, foi analisado o desempenho de cada um diante dos aspectos da produção de seus registros na Língua Portuguesa. Este trabalho pode contribuir com o sistema educacional que necessita de instrumentos para avaliar as metas, ações e estratégias do conjunto significativo de leis e de programas para subsidiar a educação bilíngue dos surdos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UFSCar pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Educação de Surdos pt_BR
dc.subject Abordagem Bilíngue pt_BR
dc.subject Sistema de Avaliação pt_BR
dc.title Avaliação pedagógica para alunos surdos no contexto de um programa inclusivo bilíngue pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
RESENDE Alice A ... de 2015 (Tese) UFSCar.pdf 4.151Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar