Abstract:
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A política educacional vigente indica a inclusão de toda criança na escola regular,
respeitando suas necessidades e peculiaridades; todavia, tais direitos nem sempre lhe
são garantidos. Por dificuldades de acesso à língua, os surdos ficam alijados dos
processos de ensino-aprendizagem. É de suma importância desenvolver práticas
pedagógicas atentas às necessidades desses sujeitos, iniciativas que propiciem a
aquisição e o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no espaço escolar. Ações nesta
direção tornaram-se obrigatórias com a publicação do Decreto Federal nº 5.626/05. Este
estudo está articulado a um programa de escolarização, Programa Inclusivo Bilíngue,
que realiza ações de acompanhamento e pesquisas vinculadas a um programa de
inclusão dos alunos surdos em uma escola no município de São Carlos/SP. Seu foco é o
desenvolvimento da educação bilíngue para estudantes surdos e a inserção da Libras no
espaço escolar, implementando metodologias e práticas didáticas apropriadas. O
objetivo da pesquisa foi desenvolver uma proposta de avaliação para acompanhamento
e análise da escrita e suas formas de registro em alunos surdos, usuários da Libras.
Foram realizados três estudos para criar, testar e aplicar o sistema de avaliação
proposto. Sobre os dados dos alunos que foram submetidos a essa avaliação, foi
analisado o desempenho de cada um diante dos aspectos da produção de seus registros
na Língua Portuguesa. Este trabalho pode contribuir com o sistema educacional que
necessita de instrumentos para avaliar as metas, ações e estratégias do conjunto
significativo de leis e de programas para subsidiar a educação bilíngue dos surdos. |