Educação integral em uma situação urbana de pobreza: o caso do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação integral em uma situação urbana de pobreza: o caso do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bonaldi, Eduardo Vilar
dc.contributor.author Montanari, Fernando Inácio
dc.date.accessioned 2020-08-06T17:57:17Z
dc.date.available 2020-08-06T17:57:17Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209998
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho busca elucidar as diferentes visões que famílias, professores e coordenações têm sobre a abordagem da Educação Integral numa escola específica. Com isso, busca-se revelar potencialidades e dificuldades que cada um desses grupos de agentes identificam nesse processo de Educação Integral. Para isso, foram utilizadas discussões de literatura acerca dos diferentes sentidos associados à educação integral nas áreas da Educação e da Sociologia da Educação e entrevistas com professores, coordenação e famílias da escola. A escola pesquisada provém de uma rede privada, que mantém escolas pelo Brasil com alto custo de mensalidade, gerando bolsas de estudo para escolas da rede de solidariedade. A escola pesquisada faz parte da rede de solidariedade e se encontra num contexto urbano de pobreza, o que faz com que uma perspectiva de educação integral potencialize novos sentidos, como prover diferentes saberes e vivências para contribuir para a formação integral do indivíduo, uma vez que o Estado não atua de maneira efetiva nesses espaços e as famílias da região não possuem condições financeiras para investir em atividades extraclasse para seus filhos. A partir das entrevistas, é possível perceber qe os professores possuem visões semelhantes sobre o conceito de Educação Integral, e afirmar que a proposta de Educação Integral não está fortemente incorporada nas formações e no cotidiano da escola. Além disso, por conta de uma fraca atuação da escola com a comunidade, tanto na participação do currículo, como em projetos fora dos muros escolares, faz com que as famílias entendam o espaço da educação integral como momentos de brincadeiras e proteção contra o que elas entendem como perigos do ócio em um bairro pobre. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação Integral. pt_BR
dc.subject Educação e pobreza. pt_BR
dc.subject Marista. pt_BR
dc.subject Sociologia da Educação. pt_BR
dc.subject This paper seeks to elucidate the different views that families, teachers and coordinators have about the approach of Integral Education in a specific school. Thus, we seek to reveal potentialities and difficulties that each of these groups of agents identify in this process of Integral Education. For this, we used literature discussions about the different meanings associated with integral education in the areas of Education and Sociology of Education and interviews with teachers, school coordination and families. The school surveyed comes from a private network, which maintains schools throughout Brazil with high tuition costs, generating scholarships for schools of the solidarity network. The researched school is part of the solidarity network and is in an urban context of poverty, which makes a perspective of integral education potentialize new meanings, such as providing different knowledge and experiences to contribute to the integral formation of the individual, since The State does not act effectively in these spaces and families in the region do not have the financial conditions to invest in extracurricular activities for their children. From the interviews, it is possible to see that teachers have similar views on the concept of Integral Education, and affirm that the proposal of Integral Education is not strongly incorporated in the training and daily life of the school. In addition, because of the poor performance of the school with the community, both in curriculum participation and in projects outside the school walls, makes families understand the space of integral education as moments of play and protection against what they have. understand as dangers of idleness in a poor neighborhood. pt_BR
dc.subject Integral Education. pt_BR
dc.subject Education and poverty. pt_BR
dc.subject Marist. pt_BR
dc.subject Sociology of Education. pt_BR
dc.title Educação integral em uma situação urbana de pobreza: o caso do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCL_Fernando_Inácio_Versão Final_05-11.pdf 638.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar