Mapeando a complexidade da evasão escolar

DSpace Repository

A- A A+

Mapeando a complexidade da evasão escolar

Show full item record

Title: Mapeando a complexidade da evasão escolar
Author: Propodoski, Ricardo Bólico
Abstract: A evasão escolar é um fenômeno social que demarca as limitações históricas do Estado brasileiro em alavancar políticas públicas que valorizem a educação. Em 2023, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), mais de um milhão e meio de adolescentes e jovens em idade de frequentar o Ensino Médio estavam fora da escola no país. Entretanto, evadir significa mais que abandonar a escola. O contexto da evasão se complexifica enquanto as condições sociais se fragilizam. Os marcadores sociais de classe, raça e gênero evidenciam as personagens que recorrentemente sofrem pela falta de acesso ou abandono da escola. Desta forma, as comunidades mais carentes, historicamente, são as mais prejudicadas perante situações em que a educação formal perde os sentidos socializador e inclusivo aos quais se propõe. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar estudos e pesquisas que abordam as conjunturas sociais e teóricas relacionadas à evasão escolar de jovens e adolescentes no Brasil.School dropout highlights how the Brazilian state has historically struggled to implement public policies that truly value education. In 2023, UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) reported that over one and a half million high school-aged adolescents and young people were out of school in Brazil. Dropping out, however, involves more than just leaving school; it becomes increasingly complex as social conditions deteriorate. Social markers like class, race, and gender repeatedly place certain groups at a disadvantage, causing them to suffer from lack of access to education or from dropping out. Consequently, the most disadvantaged communities have historically borne the brunt when formal education fails to fulfill its intended socializing and inclusive roles. This study, therefore, analyzes the social and theoretical contexts related to school dropout among youth and adolescents in Brazil.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257676
Date: 2024-08-15


Files in this item

Files Size Format View Description
MAPEANDO_A_COMP ... OLAR_assinado_assinado.pdf 529.7Kb PDF View/Open TCL

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar