Educação integral em uma situação urbana de pobreza: o caso do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne

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Educação integral em uma situação urbana de pobreza: o caso do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne

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Título: Educação integral em uma situação urbana de pobreza: o caso do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne
Autor: Montanari, Fernando Inácio
Resumo: O presente trabalho busca elucidar as diferentes visões que famílias, professores e coordenações têm sobre a abordagem da Educação Integral numa escola específica. Com isso, busca-se revelar potencialidades e dificuldades que cada um desses grupos de agentes identificam nesse processo de Educação Integral. Para isso, foram utilizadas discussões de literatura acerca dos diferentes sentidos associados à educação integral nas áreas da Educação e da Sociologia da Educação e entrevistas com professores, coordenação e famílias da escola. A escola pesquisada provém de uma rede privada, que mantém escolas pelo Brasil com alto custo de mensalidade, gerando bolsas de estudo para escolas da rede de solidariedade. A escola pesquisada faz parte da rede de solidariedade e se encontra num contexto urbano de pobreza, o que faz com que uma perspectiva de educação integral potencialize novos sentidos, como prover diferentes saberes e vivências para contribuir para a formação integral do indivíduo, uma vez que o Estado não atua de maneira efetiva nesses espaços e as famílias da região não possuem condições financeiras para investir em atividades extraclasse para seus filhos. A partir das entrevistas, é possível perceber qe os professores possuem visões semelhantes sobre o conceito de Educação Integral, e afirmar que a proposta de Educação Integral não está fortemente incorporada nas formações e no cotidiano da escola. Além disso, por conta de uma fraca atuação da escola com a comunidade, tanto na participação do currículo, como em projetos fora dos muros escolares, faz com que as famílias entendam o espaço da educação integral como momentos de brincadeiras e proteção contra o que elas entendem como perigos do ócio em um bairro pobre.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209998
Data: 2019


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