Educação integral em uma situação urbana de pobreza: o caso do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne
Mostrar registro completo
Título:
|
Educação integral em uma situação urbana de pobreza: o caso do Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne |
Autor:
|
Montanari, Fernando Inácio
|
Resumo:
|
O presente trabalho busca elucidar as diferentes visões que famílias, professores
e coordenações têm sobre a abordagem da Educação Integral numa escola específica.
Com isso, busca-se revelar potencialidades e dificuldades que cada um desses grupos de
agentes identificam nesse processo de Educação Integral. Para isso, foram utilizadas
discussões de literatura acerca dos diferentes sentidos associados à educação integral
nas áreas da Educação e da Sociologia da Educação e entrevistas com professores,
coordenação e famílias da escola.
A escola pesquisada provém de uma rede privada, que mantém escolas pelo
Brasil com alto custo de mensalidade, gerando bolsas de estudo para escolas da rede de
solidariedade. A escola pesquisada faz parte da rede de solidariedade e se encontra num
contexto urbano de pobreza, o que faz com que uma perspectiva de educação integral
potencialize novos sentidos, como prover diferentes saberes e vivências para contribuir
para a formação integral do indivíduo, uma vez que o Estado não atua de maneira
efetiva nesses espaços e as famílias da região não possuem condições financeiras para
investir em atividades extraclasse para seus filhos.
A partir das entrevistas, é possível perceber qe os professores possuem visões
semelhantes sobre o conceito de Educação Integral, e afirmar que a proposta de
Educação Integral não está fortemente incorporada nas formações e no cotidiano da
escola. Além disso, por conta de uma fraca atuação da escola com a comunidade, tanto
na participação do currículo, como em projetos fora dos muros escolares, faz com que
as famílias entendam o espaço da educação integral como momentos de brincadeiras e
proteção contra o que elas entendem como perigos do ócio em um bairro pobre. |
Descrição:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209998
|
Data:
|
2019 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo