Que Aritmética ensinar na escola primária brasileira? A Pedagogia Moderna por Leôncio de Carvalho e por Rui Barbosa (1879-1883)

DSpace Repository

A- A A+

Que Aritmética ensinar na escola primária brasileira? A Pedagogia Moderna por Leôncio de Carvalho e por Rui Barbosa (1879-1883)

Show full item record

Title: Que Aritmética ensinar na escola primária brasileira? A Pedagogia Moderna por Leôncio de Carvalho e por Rui Barbosa (1879-1883)
Author: Oliveira, Marcus Aldenisson de
Abstract: Objetiva-se, neste artigo, identificar, caso tenha havido, quais foram as indicações metodológicas para o ensino da Aritmética no curso primário brasileiro, em tempos das tentativas de modernização pedagógica. Duas propostas reformistas assumiram para si a incumbência de levar o ideário da modernização para dentro dos muros escolares do Brasil: a Reforma de 1879 e o Parecer/Projeto de 1883. Nessa leva, interessa saber o que dizem o Decreto de Leôncio de Carvalho (1879) e o Parecer/Projeto de Rui Barbosa (1883) sobre o ensino da Aritmética primária. Para isso, a análise se deu levando em conta as marcas de produção desses documentos as quais estão inscritas como dispositivos de normalização e como forma produtora de sentido. A representação lida e vista com a análise foi a de uma Aritmética configurada pela realidade concreta e pela prática do cálculo mental.
Description: Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5297
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204978
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
QUE ARITMÉTI ... PRIMÁRIA BRASILEIRA.pdf 411.0Kb PDF View/Open Artigo revista REAMEC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar