Que Aritmética ensinar na escola primária brasileira? A Pedagogia Moderna por Leôncio de Carvalho e por Rui Barbosa (1879-1883)
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Título:
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Que Aritmética ensinar na escola primária brasileira? A Pedagogia Moderna por Leôncio de Carvalho e por Rui Barbosa (1879-1883) |
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Autor:
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Oliveira, Marcus Aldenisson de
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Resumo:
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Objetiva-se, neste artigo, identificar, caso tenha havido, quais foram as indicações metodológicas para o ensino da Aritmética no curso primário brasileiro, em tempos das tentativas de modernização pedagógica. Duas propostas reformistas assumiram para si a incumbência de levar o ideário da modernização para dentro dos muros escolares do Brasil: a Reforma de 1879 e o Parecer/Projeto de 1883. Nessa leva, interessa saber o que dizem o Decreto de Leôncio de Carvalho (1879) e o Parecer/Projeto de Rui Barbosa (1883) sobre o ensino da Aritmética primária. Para isso, a análise se deu levando em conta as marcas de produção desses documentos as quais estão inscritas como dispositivos de normalização e como forma produtora de sentido. A representação lida e vista com a análise foi a de uma Aritmética configurada pela realidade concreta e pela prática do cálculo mental. |
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Descrição:
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Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5297 |
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URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204978
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Data:
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2014 |
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