dc.contributor.author |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-27T20:08:03Z |
|
dc.date.available |
2020-03-27T20:08:03Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, M. A.. Que Aritmética ensinar na escola primária brasileira? A Pedagogia Moderna por Leôncio de Carvalho e por Rui Barbosa (1879-1883). REVISTA REAMEC, v. 2, p. 77-92, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2318-6674 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204978 |
|
dc.description |
Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5297 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objetiva-se, neste artigo, identificar, caso tenha havido, quais foram as indicações metodológicas para o ensino da Aritmética no curso primário brasileiro, em tempos das tentativas de modernização pedagógica. Duas propostas reformistas assumiram para si a incumbência de levar o ideário da modernização para dentro dos muros escolares do Brasil: a Reforma de 1879 e o Parecer/Projeto de 1883. Nessa leva, interessa saber o que dizem o Decreto de Leôncio de Carvalho (1879) e o Parecer/Projeto de Rui Barbosa (1883) sobre o ensino da Aritmética primária. Para isso, a análise se deu levando em conta as marcas de produção desses documentos as quais estão inscritas como dispositivos de normalização e como forma produtora de sentido. A representação lida e vista com a análise foi a de uma Aritmética configurada pela realidade concreta e pela prática do cálculo mental. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética primária |
pt_BR |
dc.subject |
Cálculo mental |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Realidade concreta |
pt_BR |
dc.title |
Que Aritmética ensinar na escola primária brasileira? A Pedagogia Moderna por Leôncio de Carvalho e por Rui Barbosa (1879-1883) |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |