Saberes para ensinar matemática no Estágio Supervisionado da Licenciatura em Matemática da UNEMAT - Campus de Sinop (1990 - 2016)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Saberes para ensinar matemática no Estágio Supervisionado da Licenciatura em Matemática da UNEMAT - Campus de Sinop (1990 - 2016)

Mostrar registro completo

Título: Saberes para ensinar matemática no Estágio Supervisionado da Licenciatura em Matemática da UNEMAT - Campus de Sinop (1990 - 2016)
Autor: Evangelista, Celma Ramos
Resumo: Por um período considerável da história, os cursos de formação de professores priorizaram saberes disciplinares, acreditando-se que seriam suficientes para a docência em matemática. Contudo, a ênfase nos saberes disciplinares, em detrimento dos saberes de caráter didático-pedagógico, tem suscitado importantes debates no âmbito da formação de professores, dentre eles, o que considera os saberes profissionais resultante da articulação entre os saberes a ensinar e para ensinar. A partir de aportes teóricos de Hofstetter e Valente (2017), Raymond (2006), Julia (2001), Chervel (1990), dentre outros, esta pesquisa tem por objetivo compreender saberes considerados fundamentais na formação de professores de Matemática e que foram mobilizados no Estágio Supervisionado da Licenciatura em Matemática da UNEMAT, câmpus de Sinop/MT, do período de 1990 a 2016. Tendo em vista estes estudos, torna-se como hipótese de trabalho que os saberes para ensinar matemática, mobilizados no estágio em questão, enquanto objetos culturais, não são saberes estáticos. Ao se constituírem historicamente e ao incorporarem avanços das ciências da educação, apresentam marcas de transformações que respondem aos desafios colocados por uma sociedade em constante mudança. Realizado na perspectiva da história cultural, o estudo constituiu suas fontes com documentos da legislação oficial para os cursos de licenciaturas e documentos escolares como os projetos político-pedagógicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNEMAT, câmpus de Sinop/MT, relatórios do Estágio Supervisionado e depoimentos de professores supervisores de estágio e coordenadores da Licenciatura em Matemática, protagonistas que vivenciaram as transformações ocorridas nas atividades de estágio previstas para o referido período. As análises mostram que na execução do estágio foram mobilizados saberes disciplinares, didáticos e pedagógicos, com poucos indícios de uma articulação capaz de configurá-los como saberes profissionais segundo conceito adotado por Hofstetter e Valente ( 2017), movimento que, no entanto, reflete transformações que vêm ocorrendo no campo da Educação Matemática e consequentemente nos saberes considerados fundamentais para o professor que ensina matemática na educação básica.
Descrição: Evangelista, Celma Ramos Saberes para ensinar matemática no estágio supervisionado da licenciatura em matemática em matemática da Unemat –câmpus de Sinop (1990 – 2016) / Celma Ramos Evangelista. – 2019. 193 f.: il. 30 cm. Orientadora: Neuza Bertoni Pinto. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Sinop, 2019. 1. Educação matemática. 2. Licenciatura em matemática. 3. Estágio supervisionado. 4. Saberes para ensinar matemática I. Título
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200093
Data: 2019


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
DEFESA-CELMA-REAMEC-2019.pdf 6.365Mb PDF Visualizar/Abrir Tese Evangelista

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar