Abstract:
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Por um período considerável da história, os cursos de formação de professores
priorizaram saberes disciplinares, acreditando-se que seriam suficientes para a docência
em matemática. Contudo, a ênfase nos saberes disciplinares, em detrimento dos saberes
de caráter didático-pedagógico, tem suscitado importantes debates no âmbito da formação
de professores, dentre eles, o que considera os saberes profissionais resultante da
articulação entre os saberes a ensinar e para ensinar. A partir de aportes teóricos de
Hofstetter e Valente (2017), Raymond (2006), Julia (2001), Chervel (1990), dentre
outros, esta pesquisa tem por objetivo compreender saberes considerados fundamentais
na formação de professores de Matemática e que foram mobilizados no Estágio
Supervisionado da Licenciatura em Matemática da UNEMAT, câmpus de Sinop/MT, do
período de 1990 a 2016. Tendo em vista estes estudos, torna-se como hipótese de trabalho
que os saberes para ensinar matemática, mobilizados no estágio em questão, enquanto
objetos culturais, não são saberes estáticos. Ao se constituírem historicamente e ao
incorporarem avanços das ciências da educação, apresentam marcas de transformações
que respondem aos desafios colocados por uma sociedade em constante mudança.
Realizado na perspectiva da história cultural, o estudo constituiu suas fontes com
documentos da legislação oficial para os cursos de licenciaturas e documentos escolares
como os projetos político-pedagógicos do curso de Licenciatura em Matemática da
UNEMAT, câmpus de Sinop/MT, relatórios do Estágio Supervisionado e depoimentos
de professores supervisores de estágio e coordenadores da Licenciatura em Matemática,
protagonistas que vivenciaram as transformações ocorridas nas atividades de estágio
previstas para o referido período. As análises mostram que na execução do estágio foram
mobilizados saberes disciplinares, didáticos e pedagógicos, com poucos indícios de uma
articulação capaz de configurá-los como saberes profissionais segundo conceito adotado
por Hofstetter e Valente ( 2017), movimento que, no entanto, reflete transformações que
vêm ocorrendo no campo da Educação Matemática e consequentemente nos saberes
considerados fundamentais para o professor que ensina matemática na educação básica. |
Description:
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Evangelista, Celma Ramos
Saberes para ensinar matemática no estágio supervisionado da licenciatura em
matemática em matemática da Unemat –câmpus de Sinop (1990 – 2016) / Celma
Ramos Evangelista. – 2019.
193 f.: il. 30 cm. Orientadora: Neuza Bertoni Pinto.
Tese (doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica
de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-graduação em Ensino
de Ciências e Matemática, Sinop, 2019.
1. Educação matemática. 2. Licenciatura em matemática. 3. Estágio
supervisionado. 4. Saberes para ensinar matemática
I. Título |