Desenvolvimento de metodologia de ensino para abordagem de tópicos de conversão de energia elétrica na educação básica fundamentada na aprendizagem significativa colaborativa

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de metodologia de ensino para abordagem de tópicos de conversão de energia elétrica na educação básica fundamentada na aprendizagem significativa colaborativa

Show full item record

Title: Desenvolvimento de metodologia de ensino para abordagem de tópicos de conversão de energia elétrica na educação básica fundamentada na aprendizagem significativa colaborativa
Author: Elias Viera, Jennie
Abstract: Este trabalho descreve a construção e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que aborda conceitos relacionados a Transformações de Energia, dando ênfase a energia elétrica. A UEPS foi planejada seguindo os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), seguindo as recomendações de especialistas na área como Ausubel e Moreira, visando elaborar um material potencialmente significativo. A UEPS foi utilizada com 6 turmas totalizando 98 alunos. As aulas ocorreram uma vez por semana, sendo que cada encontro totaliza 3 horas. A turmas trabalhadas fazem parte do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um Pré e um Pós Teste juntamente com mapas conceituais aplicados em todas as turmas. Os dados coletados foram analisados e embasadas em caráter qualitativos. A análise de dados das respostas dos alunos nos testes e questionário relacionado a relevância da metodologia utilizada apresentam indícios que o material desenvolvido contribuiu para a motivação dos alunos e a efetivação da Aprendizagem Significativa para o conceito de conversões de Energia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178263
Date: 2016-10-25


Files in this item

Files Size Format View Description
dissertação JENNIE ELIAS VIEIRA.pdf 4.595Mb PDF View/Open Dissertação
produto mestrado Jennie.pdf 2.670Mb PDF View/Open Produto Educacional

This item appears in the following Collection(s)

  • Aluno [11]
    Dissertações e Produtos educacionais

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar