Desenvolvimento de metodologia de ensino para abordagem de tópicos de conversão de energia elétrica na educação básica fundamentada na aprendizagem significativa colaborativa

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Desenvolvimento de metodologia de ensino para abordagem de tópicos de conversão de energia elétrica na educação básica fundamentada na aprendizagem significativa colaborativa

Mostrar registro completo

Título: Desenvolvimento de metodologia de ensino para abordagem de tópicos de conversão de energia elétrica na educação básica fundamentada na aprendizagem significativa colaborativa
Autor: Elias Viera, Jennie
Resumo: Este trabalho descreve a construção e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que aborda conceitos relacionados a Transformações de Energia, dando ênfase a energia elétrica. A UEPS foi planejada seguindo os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), seguindo as recomendações de especialistas na área como Ausubel e Moreira, visando elaborar um material potencialmente significativo. A UEPS foi utilizada com 6 turmas totalizando 98 alunos. As aulas ocorreram uma vez por semana, sendo que cada encontro totaliza 3 horas. A turmas trabalhadas fazem parte do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um Pré e um Pós Teste juntamente com mapas conceituais aplicados em todas as turmas. Os dados coletados foram analisados e embasadas em caráter qualitativos. A análise de dados das respostas dos alunos nos testes e questionário relacionado a relevância da metodologia utilizada apresentam indícios que o material desenvolvido contribuiu para a motivação dos alunos e a efetivação da Aprendizagem Significativa para o conceito de conversões de Energia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178263
Data: 2016-10-25


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
dissertação JENNIE ELIAS VIEIRA.pdf 4.595Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação
produto mestrado Jennie.pdf 2.670Mb PDF Visualizar/Abrir Produto Educacional

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Aluno [11]
    Dissertações e Produtos educacionais

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar