Desenvolvimento de metodologia de ensino para abordagem de tópicos de conversão de energia elétrica na educação básica fundamentada na aprendizagem significativa colaborativa

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Desenvolvimento de metodologia de ensino para abordagem de tópicos de conversão de energia elétrica na educação básica fundamentada na aprendizagem significativa colaborativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Elias Viera, Jennie
dc.date.accessioned 2017-08-14T12:15:55Z
dc.date.available 2017-08-14T12:15:55Z
dc.date.issued 2016-10-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178263
dc.description.abstract Este trabalho descreve a construção e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que aborda conceitos relacionados a Transformações de Energia, dando ênfase a energia elétrica. A UEPS foi planejada seguindo os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), seguindo as recomendações de especialistas na área como Ausubel e Moreira, visando elaborar um material potencialmente significativo. A UEPS foi utilizada com 6 turmas totalizando 98 alunos. As aulas ocorreram uma vez por semana, sendo que cada encontro totaliza 3 horas. A turmas trabalhadas fazem parte do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um Pré e um Pós Teste juntamente com mapas conceituais aplicados em todas as turmas. Os dados coletados foram analisados e embasadas em caráter qualitativos. A análise de dados das respostas dos alunos nos testes e questionário relacionado a relevância da metodologia utilizada apresentam indícios que o material desenvolvido contribuiu para a motivação dos alunos e a efetivação da Aprendizagem Significativa para o conceito de conversões de Energia. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Energia Elétrica, Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.title Desenvolvimento de metodologia de ensino para abordagem de tópicos de conversão de energia elétrica na educação básica fundamentada na aprendizagem significativa colaborativa pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
dissertação JENNIE ELIAS VIEIRA.pdf 4.595Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação
produto mestrado Jennie.pdf 2.670Mb PDF Visualizar/Abrir Produto Educacional

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Aluno [11]
    Dissertações e Produtos educacionais

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar