Abstract:
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Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que foi executada em dois movimentos. O primeiro consistiu em examinar os Programas de Ensino de 1917 e 1931 e o manual Aritmética Elementar Ilustrada de Antônio Trajano, em busca de elementos de aproximação entre essas fontes. Já no segundo, buscamos levantar questionamentos sobe a presença do método intuitivo no referido manual, apontado em pesquisas como a de Oliveira (2013) e a de Souza (2010). Os referenciais teóricos adotados foram Valente (2008) sobre a importância do livro/compêndio/manual para a pesquisa em história da educação matemática e Calkins (1886/1950) para princípios do método intuitivo. O exame dos dois documentos e do manual permitiu identificar que a sequência dos conteúdos aritméticos recomendados nos Programas de 1917 e 1931 não corresponde a mesma ordem adotada por Antônio Trajano, mas os conteúdos indicados para o ensino do 3º ano e 4º ano, com exceção de juros simples e descontos simples, foram apresentados no referido manual, ou seja, a diferença foi somente na sequência. Em relação ao método intuitivo, ainda é precoce apontar a sua presença na obra, mesmo a partir de pistas apontadas por autores como Oliveira (2013) e Souza (2010). Por isso, optamos por apresentar indagações do tipo: como identificar a presença de um método em um modelo de ensino apresentado em um programa? Ou em um manual? Como aproximar fontes como programas, manual e a proposta de um método? Mas essas são questões para serem respondidas na continuidade dessa pesquisa, em novas investigações. |