dc.contributor.author |
Santos, Daiane Santana |
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dc.contributor.author |
Santos, Ivanete Batista dos |
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dc.date.accessioned |
2017-07-19T12:51:39Z |
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dc.date.available |
2017-07-19T12:51:39Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, D. S.;SANTOS, I. B. Um levantamento de questionamento (s) sobre o método intuitivo a partir de programas de ensino de Sergipe (1917 e 1931) e do manual aritmética elementar ilustrada de Antônio Trajano. Caminhos da Educação Matemática em Revista. v.7, n.1, p. 163-177, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177616 |
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dc.description |
Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/108 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que foi executada em dois movimentos. O primeiro consistiu em examinar os Programas de Ensino de 1917 e 1931 e o manual Aritmética Elementar Ilustrada de Antônio Trajano, em busca de elementos de aproximação entre essas fontes. Já no segundo, buscamos levantar questionamentos sobe a presença do método intuitivo no referido manual, apontado em pesquisas como a de Oliveira (2013) e a de Souza (2010). Os referenciais teóricos adotados foram Valente (2008) sobre a importância do livro/compêndio/manual para a pesquisa em história da educação matemática e Calkins (1886/1950) para princípios do método intuitivo. O exame dos dois documentos e do manual permitiu identificar que a sequência dos conteúdos aritméticos recomendados nos Programas de 1917 e 1931 não corresponde a mesma ordem adotada por Antônio Trajano, mas os conteúdos indicados para o ensino do 3º ano e 4º ano, com exceção de juros simples e descontos simples, foram apresentados no referido manual, ou seja, a diferença foi somente na sequência. Em relação ao método intuitivo, ainda é precoce apontar a sua presença na obra, mesmo a partir de pistas apontadas por autores como Oliveira (2013) e Souza (2010). Por isso, optamos por apresentar indagações do tipo: como identificar a presença de um método em um modelo de ensino apresentado em um programa? Ou em um manual? Como aproximar fontes como programas, manual e a proposta de um método? Mas essas são questões para serem respondidas na continuidade dessa pesquisa, em novas investigações. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Caminhos da Educação Matmeática em Revista |
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dc.subject |
aritmética elementar ilustrada |
pt_BR |
dc.subject |
método intuitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Programas de Ensino de Sergipe |
pt_BR |
dc.title |
Um levantamento de questionamento (s) sobre o método intuitivo a partir de programas de ensino de Sergipe (1917 e 1931) e do manual aritmética elementar ilustrada de Antônio Trajano |
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dc.type |
Article |
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