Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer

DSpace Repository

A- A A+

Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer

Show full item record

Title: Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer
Author: Frizzarini, Claudia Regina Boen; Leme da Silva, Maria Célia
Abstract: O processo de constituição de um saber em disciplina envolve configurações e reconfigurações incessantes. Hofstetter e Schneuwly (2014) teorizam essa operação de constituição das disciplinas científicas e das ciências da educação possibilitando a compreensão das finalidades do ensino dessas disciplinas no âmbito escolar, ou mais especificamente na escola primária com relação às matérias de ensino. Este artigo tem como intenção discutir o processo de constituição da escolarização do fazer na matéria escolar Trabalhos Manuais em sua relação com os saberes matemáticos, durante o movimento pedagógico designado como Escola Nova. A análise de duas representações para o ensino de Trabalhos Manuais, apresentadas pelos manuais escolares de Corinto da Fonseca e Manoel Penna permitem visualizar as atividades práticas e a mobilização de saberes geométricos propostos pelos mesmos, explicitando uma nova reconfiguração para o ensino dessa matéria escolar, de metodologia que promove aos Trabalhos Manuais saberes para ensinar e ora saberes a ensinar. Amparado teórico e metodologicamente pelos princípios da História Cultural, identificam-se apropriações do movimento da Escola Nova nos manuais analisados, em que a metodologia dos Trabalhos Manuais mobiliza os saberes geométricos de forma prática, incitando uma escolarização do fazer.
Description: Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/101
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177609
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
artigo 2.pdf 379.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar