dc.contributor.author |
Frizzarini, Claudia Regina Boen |
|
dc.contributor.author |
Leme da Silva, Maria Célia |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-19T12:40:00Z |
|
dc.date.available |
2017-07-19T12:40:00Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
FRIZZARINI, C. R. B.; LEME DA SILVA, M. C. Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer. Caminhos da Educação em Revista. v.6, n.1, p. 71- 83, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177609 |
|
dc.description |
Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/101 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O processo de constituição de um saber em disciplina envolve configurações e reconfigurações incessantes. Hofstetter e Schneuwly (2014) teorizam essa operação de constituição das disciplinas científicas e das ciências da educação possibilitando a compreensão das finalidades do ensino dessas disciplinas no âmbito escolar, ou mais especificamente na escola primária com relação às matérias de ensino. Este artigo tem como intenção discutir o processo de constituição da escolarização do fazer na matéria escolar Trabalhos Manuais em sua relação com os saberes matemáticos, durante o movimento pedagógico designado como Escola Nova. A análise de duas representações para o ensino de Trabalhos Manuais, apresentadas pelos manuais escolares de Corinto da Fonseca e Manoel Penna permitem visualizar as atividades práticas e a mobilização de saberes geométricos propostos pelos mesmos, explicitando uma nova reconfiguração para o ensino dessa matéria escolar, de metodologia que promove aos Trabalhos Manuais saberes para ensinar e ora saberes a ensinar. Amparado teórico e metodologicamente pelos princípios da História Cultural, identificam-se apropriações do movimento da Escola Nova nos manuais analisados, em que a metodologia dos Trabalhos Manuais mobiliza os saberes geométricos de forma prática, incitando uma escolarização do fazer. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Caminhos da Educação em Revista |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalhos manuais |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes Geométricos |
pt_BR |
dc.subject |
história Cultural |
pt_BR |
dc.title |
Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |