Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer

DSpace Repository

A- A A+

Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer

Show simple item record

dc.contributor.author Frizzarini, Claudia Regina Boen
dc.contributor.author Leme da Silva, Maria Célia
dc.date.accessioned 2017-07-19T12:40:00Z
dc.date.available 2017-07-19T12:40:00Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation FRIZZARINI, C. R. B.; LEME DA SILVA, M. C. Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer. Caminhos da Educação em Revista. v.6, n.1, p. 71- 83, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177609
dc.description Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/101 pt_BR
dc.description.abstract O processo de constituição de um saber em disciplina envolve configurações e reconfigurações incessantes. Hofstetter e Schneuwly (2014) teorizam essa operação de constituição das disciplinas científicas e das ciências da educação possibilitando a compreensão das finalidades do ensino dessas disciplinas no âmbito escolar, ou mais especificamente na escola primária com relação às matérias de ensino. Este artigo tem como intenção discutir o processo de constituição da escolarização do fazer na matéria escolar Trabalhos Manuais em sua relação com os saberes matemáticos, durante o movimento pedagógico designado como Escola Nova. A análise de duas representações para o ensino de Trabalhos Manuais, apresentadas pelos manuais escolares de Corinto da Fonseca e Manoel Penna permitem visualizar as atividades práticas e a mobilização de saberes geométricos propostos pelos mesmos, explicitando uma nova reconfiguração para o ensino dessa matéria escolar, de metodologia que promove aos Trabalhos Manuais saberes para ensinar e ora saberes a ensinar. Amparado teórico e metodologicamente pelos princípios da História Cultural, identificam-se apropriações do movimento da Escola Nova nos manuais analisados, em que a metodologia dos Trabalhos Manuais mobiliza os saberes geométricos de forma prática, incitando uma escolarização do fazer. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Caminhos da Educação em Revista pt_BR
dc.subject Trabalhos manuais pt_BR
dc.subject Saberes Geométricos pt_BR
dc.subject história Cultural pt_BR
dc.title Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
artigo 2.pdf 379.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar