A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-09-15T13:37:47Z
dc.date.available 2016-09-15T13:37:47Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation VALENTE, Wagner Rodrigues. A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: ELEMENTOS OU RUDIMENTOS?. História da Educação, v. 20, p. 33-47, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167435
dc.description Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000200033&lng=pt&nrm=iso&tlng=en pt_BR
dc.description.abstract Este artigo reúne resultados parciais de pesquisa que vêm sendo obtidos pela realização de dois projetos de investigação, um de âmbito nacional e outro internacional. Tais resultados intentam responder à seguinte questão: que trajetórias tiveram as concepções sobre os saberes matemáticos para serem ensinados nos primeiros anos escolares? O trabalho adota como enquadramento teórico referências vindas da História Cultural. Utiliza como base empírica os posicionamentos de personagens condutoras da educação brasileira de finais do século 19 a meados do século 20, lidos em revistas pedagógicas. Buscar-se-á mostrar que os saberes elementares matemáticos seguem um movimento de alternância entre duas concepções: ora eles são vistos na forma de elementos, ora são concebidos como rudimentos. E, ainda, o que parece relevante: esses dois modelos convivem na atualidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher História da Educação pt_BR
dc.subject Matemática curso primário pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Saber elementar pt_BR
dc.title A matemática nos primeiros anos escolares: elementos ou rudimentos? pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
VALENTE, Wagner ... LEMENTOS OU RUDIMENTOS.pdf 703.7Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar