História dos aritmômetros escolares no ensino primário da matemática no Brasil (1883 - 1927)

DSpace Repository

A- A A+

História dos aritmômetros escolares no ensino primário da matemática no Brasil (1883 - 1927)

Show full item record

Title: História dos aritmômetros escolares no ensino primário da matemática no Brasil (1883 - 1927)
Author: Pais, Luiz Carlos
Abstract: Este artigo registra aspectos históricos da produção e difusão de materiais didáticos da educação matemática, no contexto brasileiro das últimas décadas do século XIX e início do século XX. Mais especificamente são focalizados os então denominados aritmômetros, usados no quadro de valorização do método intuitivo, reunindo ábacos e outros recursos para o ensino as operações elementares da aritmética e do sistema métrico decimal. As fontes usadas foram relatórios ministeriais, bem como de diretores da instrução pública do município da Corte, regimentos escolares; manuais pedagógicos e livros escolares. O referencial adotado envolve os conceitos de cultura e disciplina escolares, propostos por André Chervel. Foram também usados os conceitos de estratégias e táticas propostos por Michel de Certeau e de apropriação, no sentido definido por Roger Chartier. A pesquisa permitiu constatar que entre os desafios da modernização do ensino da matemática estava o postulado de recorrer a procedimentos intuitivos e experimentais, reduzindo as práticas da memorização. Essa orientação incluía o uso de diversos objetos para ensinar o sistema de numeração, as operações e o sistema métrico. O estudo permitiu compreender que a fase inicial da expansão da educação primária coincide com maior valorização de aspectos práticos e úteis do ensino da matemática, originando um novo discurso em relação às práticas tradicionais.
Description: Disponível em: http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/view/237
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161272
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
237-981-1-PB.pdf 349.3Kb PDF View/Open Artigo Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar