História dos aritmômetros escolares no ensino primário da matemática no Brasil (1883 - 1927)

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História dos aritmômetros escolares no ensino primário da matemática no Brasil (1883 - 1927)

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dc.contributor.author Pais, Luiz Carlos
dc.date.accessioned 2016-05-02T12:27:26Z
dc.date.available 2016-05-02T12:27:26Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation PAIS, L. C. História dos aritmômetros escolares no ensino primário da matemática no Brasil (1883 - 1927). EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 5, p. 1, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161272
dc.description Disponível em: http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/view/237 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo registra aspectos históricos da produção e difusão de materiais didáticos da educação matemática, no contexto brasileiro das últimas décadas do século XIX e início do século XX. Mais especificamente são focalizados os então denominados aritmômetros, usados no quadro de valorização do método intuitivo, reunindo ábacos e outros recursos para o ensino as operações elementares da aritmética e do sistema métrico decimal. As fontes usadas foram relatórios ministeriais, bem como de diretores da instrução pública do município da Corte, regimentos escolares; manuais pedagógicos e livros escolares. O referencial adotado envolve os conceitos de cultura e disciplina escolares, propostos por André Chervel. Foram também usados os conceitos de estratégias e táticas propostos por Michel de Certeau e de apropriação, no sentido definido por Roger Chartier. A pesquisa permitiu constatar que entre os desafios da modernização do ensino da matemática estava o postulado de recorrer a procedimentos intuitivos e experimentais, reduzindo as práticas da memorização. Essa orientação incluía o uso de diversos objetos para ensinar o sistema de numeração, as operações e o sistema métrico. O estudo permitiu compreender que a fase inicial da expansão da educação primária coincide com maior valorização de aspectos práticos e úteis do ensino da matemática, originando um novo discurso em relação às práticas tradicionais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana pt_BR
dc.subject Materiais didáticos da matemática pt_BR
dc.subject Método intuitivo pt_BR
dc.subject Cultura material da escola pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Didática da matemática pt_BR
dc.title História dos aritmômetros escolares no ensino primário da matemática no Brasil (1883 - 1927) pt_BR
dc.type Article pt_BR


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237-981-1-PB.pdf 349.3Kb PDF View/Open Artigo Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana

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