dc.contributor.author |
Pais, Luiz Carlos |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-02T12:27:26Z |
|
dc.date.available |
2016-05-02T12:27:26Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
PAIS, L. C. História dos aritmômetros escolares no ensino primário da matemática no Brasil (1883 - 1927). EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 5, p. 1, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161272 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia/article/view/237 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo registra aspectos históricos da produção e difusão de materiais didáticos da educação matemática, no contexto brasileiro das últimas décadas do século XIX e início do século XX. Mais especificamente são focalizados os então denominados aritmômetros, usados no quadro de valorização do método intuitivo, reunindo ábacos e outros recursos para o ensino as operações elementares da aritmética e do sistema métrico decimal. As fontes usadas foram relatórios ministeriais, bem como de diretores da instrução pública do município da Corte, regimentos escolares; manuais pedagógicos e livros escolares. O referencial adotado envolve os conceitos de cultura e disciplina escolares, propostos por André Chervel. Foram também usados os conceitos de estratégias e táticas propostos por Michel de Certeau e de apropriação, no sentido definido por Roger Chartier. A pesquisa permitiu constatar que entre os desafios da modernização do ensino da matemática estava o postulado de recorrer a procedimentos intuitivos e experimentais, reduzindo as práticas da memorização. Essa orientação incluía o uso de diversos objetos para ensinar o sistema de numeração, as operações e o sistema métrico. O estudo permitiu compreender que a fase inicial da expansão da educação primária coincide com maior valorização de aspectos práticos e úteis do ensino da matemática, originando um novo discurso em relação às práticas tradicionais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais didáticos da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Método intuitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura material da escola |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Didática da matemática |
pt_BR |
dc.title |
História dos aritmômetros escolares no ensino primário da matemática no Brasil (1883 - 1927) |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |