O Methodo Analytico Intuitivo na Escola Primária Espírito-Santense e o Discurso de Carlos Alberto Gomes Cardim

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O Methodo Analytico Intuitivo na Escola Primária Espírito-Santense e o Discurso de Carlos Alberto Gomes Cardim

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Title: O Methodo Analytico Intuitivo na Escola Primária Espírito-Santense e o Discurso de Carlos Alberto Gomes Cardim
Author: Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
Abstract: Trata de uma pesquisa histórico-documental, de cunho qualitativo. Objetiva identificar nos textos de leis e decretos os discursos inseridos na reforma da instrução publica capixaba, organizada pelo professor Carlos Alberto Gomes Cardim, a convite de Jerônymo de Souza Monteiro, Presidente do Estado do Espírito Santo de 1908 a 1912. Identifica a importação dos ideais da reforma educacional promovida no Estado de São Paulo, logo após a Proclamação da República. Considera as providências, tomadas por meio de uma série de Decretos, que o legitimariam agir sob os discursos da pedagogia moderna, sobretudo, com relação à formação dos professores primários, modificando programas de treinamento e metodologia de ensino. Conclui que a partir do methodo analytico e do processo intuitivo, inicialmente, utilizados para a leitura e escrita, desenvolveram-se as matérias que compunham o ensino das escolas primárias, dentre elas, Aritmethica, Geometria e Desenho
Description: Disponível em:https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1973/1119
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160952
Date: 2015


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1973-6423-1-PB.pdf 531.2Kb PDF View/Open Artigo da Revista Interfaces Científicas - Educação

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