dc.contributor.author |
Siqueira Filho, Moysés Gonçalves |
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dc.date.accessioned |
2016-04-26T21:07:01Z |
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dc.date.available |
2016-04-26T21:07:01Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves. O Methodo Analytico Intuitivo na Escola Primária Espírito-Santense e o Discurso de Carlos Alberto Gomes Cardim. Interfaces Científicas - Educação, v. 3, p. 33-42, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160952 |
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dc.description |
Disponível em:https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/1973/1119 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Trata de uma pesquisa histórico-documental, de cunho qualitativo. Objetiva identificar nos textos de leis e decretos os discursos inseridos na reforma da instrução publica capixaba, organizada pelo professor Carlos Alberto Gomes Cardim, a convite de Jerônymo de Souza Monteiro, Presidente do Estado do Espírito Santo de 1908 a 1912. Identifica a importação dos ideais da reforma educacional promovida no Estado de São Paulo, logo após a Proclamação da República. Considera as providências, tomadas por meio de uma série de Decretos, que o legitimariam agir sob os discursos da pedagogia moderna, sobretudo, com relação à formação dos professores primários, modificando programas de treinamento e metodologia de ensino. Conclui que a partir do methodo analytico e do processo intuitivo, inicialmente, utilizados para a leitura e escrita, desenvolveram-se as matérias que compunham o ensino das escolas primárias, dentre elas, Aritmethica, Geometria e Desenho |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Interfaces científicas - educação |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Grupo escolar |
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dc.subject |
Gomes Cardim |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.title |
O Methodo Analytico Intuitivo na Escola Primária Espírito-Santense e o Discurso de Carlos Alberto Gomes Cardim |
pt_BR |
dc.type |
Article |
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