Title:
|
Lourenço Filho e a Matemática da Escola Nova |
Author:
|
Valente, Wagner Rodrigues; Ieda, Bassinello; Soares, Marcia Guedes
|
Abstract:
|
O texto analisa o papel de Lourenço Filho para a educação matemática brasileira. Percorre a trajetória desse educador desde as suas primeiras atividades docentes, na década de 1920, onde orienta a modernização do ensino de matemática nos primeiros anos escolares pelas Cartas de Parker. Depois disso, o estudo descreve o impacto da obra Testes ABC no dia-a-dia das escolas e a entrada em cena de um processo de matematização da pedagogia. Por fim, traz a análise de obra didática de Lourenço Filho para o ensino de aritmética revelando a incorporação de novos aportes da psicologia experimental de base estatística na reorganização da matemática escolar para o curso primário. |
Description:
|
Disponível em:http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/download/2/3. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160509
|
Date:
|
2014 |