dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.contributor.author |
Ieda, Bassinello |
|
dc.contributor.author |
Soares, Marcia Guedes |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-13T21:44:15Z |
|
dc.date.available |
2016-04-13T21:44:15Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues ; BASSINELLO, I. ; SOARES, M. G. . Lourenço Filho e a Matemática da Escola Nova. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 21-47, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160509 |
|
dc.description |
Disponível em:http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/download/2/3. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto analisa o papel de Lourenço Filho para a educação matemática brasileira. Percorre a trajetória desse educador desde as suas primeiras atividades docentes, na década de 1920, onde orienta a modernização do ensino de matemática nos primeiros anos escolares pelas Cartas de Parker. Depois disso, o estudo descreve o impacto da obra Testes ABC no dia-a-dia das escolas e a entrada em cena de um processo de matematização da pedagogia. Por fim, traz a análise de obra didática de Lourenço Filho para o ensino de aritmética revelando a incorporação de novos aportes da psicologia experimental de base estatística na reorganização da matemática escolar para o curso primário. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Caminhos da Educação Matemática em Revista |
pt_BR |
dc.subject |
Curso primário de aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Lourenço Filho |
pt_BR |
dc.subject |
Testes ABC |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de matemática |
pt_BR |
dc.title |
Lourenço Filho e a Matemática da Escola Nova |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |