Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova

DSpace Repository

A- A A+

Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova

Show full item record

Title: Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova
Author: Valente, Wagner Rodrigues; Pinheiro, Nara Vilma Lima
Abstract: Na década de 1930, Lourenço Filho era diretor da instrução pública paulista. Nessa época, editou, como estratégia de convencimento dos professores para aderirem à chamada pedagogia científica, um número especial da revista Escola Nova. O objetivo deste artigo é analisar como a publicação dos estudos contidos na revista permite-nos apreender as representações científicas para verificação de habilidades aritméticas na escola primária. Faz-se uso de ferramental teórico-metodológico vindo da História Cultural no estudo dos dados empíricos do trabalho. Obtém-se como resultado mais amplo o desvelar do modo como Lourenço Filho articulou os textos escolhidos para a revista conjugando propostas muito diferentes tratando-as como complementares. Como resultado específico do artigo verifica-se que a avaliação das habilidades aritméticas por meio dos testes, àquele tempo, estava muito mais relacionada à promoção da eficiência do ensino, e menos próxima do que viria ocorrer décadas mais tarde com os estudos sobre aprendizagem matemática.
Description: Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.004
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160420
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View Description
2066-12149-1-PB.pdf 443.7Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar