Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova

DSpace Repository

A- A A+

Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova

Show simple item record

dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Pinheiro, Nara Vilma Lima
dc.date.accessioned 2016-04-07T19:39:19Z
dc.date.available 2016-04-07T19:39:19Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation VALENTE, Wagner Rodrigues; PINHEIRO, N. V. . Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova. Boletim GEPEM (Online), v. 67, p. 16-35, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160420
dc.description Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.004 pt_BR
dc.description.abstract Na década de 1930, Lourenço Filho era diretor da instrução pública paulista. Nessa época, editou, como estratégia de convencimento dos professores para aderirem à chamada pedagogia científica, um número especial da revista Escola Nova. O objetivo deste artigo é analisar como a publicação dos estudos contidos na revista permite-nos apreender as representações científicas para verificação de habilidades aritméticas na escola primária. Faz-se uso de ferramental teórico-metodológico vindo da História Cultural no estudo dos dados empíricos do trabalho. Obtém-se como resultado mais amplo o desvelar do modo como Lourenço Filho articulou os textos escolhidos para a revista conjugando propostas muito diferentes tratando-as como complementares. Como resultado específico do artigo verifica-se que a avaliação das habilidades aritméticas por meio dos testes, àquele tempo, estava muito mais relacionada à promoção da eficiência do ensino, e menos próxima do que viria ocorrer décadas mais tarde com os estudos sobre aprendizagem matemática. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Boletim GEPEM pt_BR
dc.subject testes pt_BR
dc.subject aritmética pt_BR
dc.subject história da educação matemática pt_BR
dc.title Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
2066-12149-1-PB.pdf 443.7Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar