dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.contributor.author |
Pinheiro, Nara Vilma Lima |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-07T19:39:19Z |
|
dc.date.available |
2016-04-07T19:39:19Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues; PINHEIRO, N. V. . Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova. Boletim GEPEM (Online), v. 67, p. 16-35, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160420 |
|
dc.description |
Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.004 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na década de 1930, Lourenço Filho era diretor da instrução pública paulista. Nessa época, editou, como estratégia de convencimento dos professores para aderirem à chamada pedagogia científica, um número especial da revista Escola Nova. O objetivo deste artigo é analisar como a publicação dos estudos contidos na revista permite-nos apreender as representações científicas para verificação de habilidades aritméticas na escola primária. Faz-se uso de ferramental teórico-metodológico vindo da História Cultural no estudo dos dados empíricos do trabalho. Obtém-se como resultado mais amplo o desvelar do modo como Lourenço Filho articulou os textos escolhidos para a revista conjugando propostas muito diferentes tratando-as como complementares. Como resultado específico do artigo verifica-se que a avaliação das habilidades aritméticas por meio dos testes, àquele tempo, estava muito mais relacionada à promoção da eficiência do ensino, e menos próxima do que viria ocorrer décadas mais tarde com os estudos sobre aprendizagem matemática. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Boletim GEPEM |
pt_BR |
dc.subject |
testes |
pt_BR |
dc.subject |
aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
história da educação matemática |
pt_BR |
dc.title |
Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |