dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-07T10:17:51Z |
|
dc.date.available |
2016-04-07T10:17:51Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues . História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 23, p. 123-136, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160381 |
|
dc.description |
Disponível em: http://heema.org/wp-content/uploads/2011/04/3735-18103-1-PB1.pdf |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O propósito deste estudo é analisar as potencialidades do uso da história da educação matemática na formação do professor de matemática. Parte-se do princípio de que os professores tendem a desenvolver uma prática pedagógica de melhor qualidade se mantiverem uma relação histórica com seu passado profissional. Assim, este texto pretende responder a seguinte questão: que história da educação matemática deve ser incluída na formação dos professores de matemática? Para responder a tal interrogação, utiliza-se como base teórico-metodológica a História Cultural. Com esta referência buscase uma história da educação matemática que leve em conta a circulação de modelos internacionais que cobram sentido num determinado local e tempo histórico, dando significado às práticas pedagógicas dos professores de matemática. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Bolema. Boletim de Educação Matemática |
|
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
História da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professores de Matemática |
pt_BR |
dc.title |
História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |