Title:
|
História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. |
Author:
|
Valente, Wagner Rodrigues
|
Abstract:
|
O propósito deste estudo é analisar as potencialidades do uso da história da educação matemática na formação do professor de matemática. Parte-se do princípio de que os professores tendem a desenvolver uma prática pedagógica de melhor qualidade se mantiverem uma relação histórica com seu passado profissional. Assim, este texto pretende responder a seguinte questão: que história da educação matemática deve ser incluída na formação dos professores de matemática? Para responder a tal interrogação, utiliza-se como base teórico-metodológica a História Cultural. Com esta referência buscase uma história da educação matemática que leve em conta a circulação de modelos internacionais que cobram sentido num determinado local e tempo histórico, dando significado às práticas pedagógicas dos professores de matemática. |
Description:
|
Disponível em: http://heema.org/wp-content/uploads/2011/04/3735-18103-1-PB1.pdf |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160381
|
Date:
|
2010 |