Quem somos nós, professores de matemática?

DSpace Repository

A- A A+

Quem somos nós, professores de matemática?

Show full item record

Title: Quem somos nós, professores de matemática?
Author: Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: Ao saber quem são seus avôs, bisavôs e mesmo tataravôs profissionais, o professor de matemática passa a ver o trabalho de seus colegas contemporâneos, e seu próprio fazer docente, de outro modo. Dá a seu ofício uma dimensão histórica. Considerar o trabalho do professor de matemática numa dimensão histórica permite uma compreensão diferente do sentido das ações realizadas nas salas de aula hoje. Ter ciência de contextos de outros tempos do ensino de matemática possibilita o entendimento do que são novidades e continuidades, na tarefa cotidiana de ensinar matemática a crianças, jovens e adultos. Este breve texto tem a intenção de apresentar ao professor de matemática alguns de seus antepassados profissionais. Ao considerar de modo bastante sumário essa genealogia, quem sabe seja possível encontrar aqueles familiares que foram deixando heranças às práticas e saberes atuais da Educação Matemática.
Description: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n74/v28n74a02.pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160379
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
v28n74a02.pdf 509.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar