Quem somos nós, professores de matemática?

DSpace Repository

A- A A+

Quem somos nós, professores de matemática?

Show simple item record

dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-04-07T10:17:13Z
dc.date.available 2016-04-07T10:17:13Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation Valente, Wagner Rodrigues ; VALENTE, Wagner Rodrigues . Quem somos nós, professores de matemática?. Cadernos CEDES (Impresso), v. 28, p. 11-23, 2008. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160379
dc.description Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n74/v28n74a02.pdf pt_BR
dc.description.abstract Ao saber quem são seus avôs, bisavôs e mesmo tataravôs profissionais, o professor de matemática passa a ver o trabalho de seus colegas contemporâneos, e seu próprio fazer docente, de outro modo. Dá a seu ofício uma dimensão histórica. Considerar o trabalho do professor de matemática numa dimensão histórica permite uma compreensão diferente do sentido das ações realizadas nas salas de aula hoje. Ter ciência de contextos de outros tempos do ensino de matemática possibilita o entendimento do que são novidades e continuidades, na tarefa cotidiana de ensinar matemática a crianças, jovens e adultos. Este breve texto tem a intenção de apresentar ao professor de matemática alguns de seus antepassados profissionais. Ao considerar de modo bastante sumário essa genealogia, quem sabe seja possível encontrar aqueles familiares que foram deixando heranças às práticas e saberes atuais da Educação Matemática. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Cadernos CEDES (Impresso)
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.subject História da matemática pt_BR
dc.title Quem somos nós, professores de matemática? pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
v28n74a02.pdf 509.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar