Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico

DSpace Repository

A- A A+

Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico

Show full item record

Title: Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico
Author: Valente, Wagner Rodrigues; Silva, Martha Raíssa Iane Santana da
Abstract: Este artigo analisa o movimento de transformação das práticas estatísticas colocadas a serviço da educação rumo à institucionalização da estatística como disciplina científica, no período entre 1930 e 1960. Para tanto, consideram-se sobretudo os documentos contidos no arquivo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A análise leva em conta os estudos de Ivor Goodson relativos aos padrões e processos de consolidação de uma rubrica acadêmica. O resultado do estudo aponta para as ações do professor Milton Rodrigues com vistas à promoção e ao deslocamento dos saberes estatísticos como método para o trabalho nas áreas da educação, da psicologia e da sociologia, em direção à estatística como campo de pesquisa, com seus próprios métodos, objetos de investigação e referências teóricas. As ações do referido professor em favor da instituição de um espaço para a formação do estatístico constituíram-se em um deslocamento significativo e concederam status de cientificidade às diversas produções nas quais a estatística era demandada. Salienta-se que, à época, a estatística, apesar de ser um conhecimento amplamente utilizado, padecia da ausência de um importante aspecto na configuração de uma disciplina acadêmica: a existência dos cursos de formação especializados, que compõem uma comunidade disciplinar.
Description: Este texto encontra-se disponível no link http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n2/1517-9702-ep-41-2-0443.pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156549
Date: 2015-04


Files in this item

Files Size Format View
2126-6438-1-SM.pdf 446.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar