Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico

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Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico

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dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Silva, Martha Raíssa Iane Santana da
dc.date.accessioned 2015-11-24T12:31:57Z
dc.date.available 2015-11-24T12:31:57Z
dc.date.issued 2015-04
dc.identifier.citation SILVA, M. R. S. ; VALENTE, W. R. Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 41, p. 443-459, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156549
dc.description Este texto encontra-se disponível no link http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n2/1517-9702-ep-41-2-0443.pdf pt_BR
dc.description.abstract Este artigo analisa o movimento de transformação das práticas estatísticas colocadas a serviço da educação rumo à institucionalização da estatística como disciplina científica, no período entre 1930 e 1960. Para tanto, consideram-se sobretudo os documentos contidos no arquivo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A análise leva em conta os estudos de Ivor Goodson relativos aos padrões e processos de consolidação de uma rubrica acadêmica. O resultado do estudo aponta para as ações do professor Milton Rodrigues com vistas à promoção e ao deslocamento dos saberes estatísticos como método para o trabalho nas áreas da educação, da psicologia e da sociologia, em direção à estatística como campo de pesquisa, com seus próprios métodos, objetos de investigação e referências teóricas. As ações do referido professor em favor da instituição de um espaço para a formação do estatístico constituíram-se em um deslocamento significativo e concederam status de cientificidade às diversas produções nas quais a estatística era demandada. Salienta-se que, à época, a estatística, apesar de ser um conhecimento amplamente utilizado, padecia da ausência de um importante aspecto na configuração de uma disciplina acadêmica: a existência dos cursos de formação especializados, que compõem uma comunidade disciplinar. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista da Faculdade de Educação da USP
dc.subject Estatística educacional pt_BR
dc.subject Estatística pt_BR
dc.subject Pedagogia científica pt_BR
dc.subject Disciplina pt_BR
dc.title Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico pt_BR
dc.type Article pt_BR


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