dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
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dc.contributor.author |
Silva, Martha Raíssa Iane Santana da |
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dc.date.accessioned |
2015-11-24T12:31:57Z |
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dc.date.available |
2015-11-24T12:31:57Z |
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dc.date.issued |
2015-04 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, M. R. S. ; VALENTE, W. R. Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 41, p. 443-459, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156549 |
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dc.description |
Este texto encontra-se disponível no link http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n2/1517-9702-ep-41-2-0443.pdf |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo analisa o movimento de transformação das práticas estatísticas colocadas a serviço da educação rumo à institucionalização da estatística como disciplina científica, no período entre 1930 e 1960. Para tanto, consideram-se sobretudo os documentos contidos no arquivo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A análise leva em conta os estudos de Ivor Goodson relativos aos padrões e processos de consolidação de uma rubrica acadêmica. O resultado do estudo aponta para as ações do professor Milton Rodrigues com vistas à promoção e ao deslocamento dos saberes estatísticos como método para o trabalho nas áreas da educação, da psicologia e da sociologia, em direção à estatística como campo de pesquisa, com seus próprios métodos, objetos de investigação e referências teóricas. As ações do referido professor em favor da instituição de um espaço para a formação do estatístico constituíram-se em um deslocamento significativo e concederam status de cientificidade às diversas produções nas quais a estatística era demandada. Salienta-se que, à época, a estatística, apesar de ser um conhecimento amplamente utilizado, padecia da ausência de um importante aspecto na configuração de uma disciplina acadêmica: a existência dos cursos de formação especializados, que compõem uma comunidade disciplinar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Revista da Faculdade de Educação da USP |
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dc.subject |
Estatística educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia científica |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina |
pt_BR |
dc.title |
Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico |
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dc.type |
Article |
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