Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leitura

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Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leitura

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Título: Práticas de letramentos de educadores de um assentamento no Sudoeste do Pará: representações de leitura
Autor: Santos, Charlene Bezerra dos
Resumo: Este estudo pretende contribuir para a formação continuada de educadores do campo, e para isso investigamos as representações de leitura de educadores de um assentamento no sudeste do Pará, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Dispomo-nos a identificar, através de entrevistas individuais e rodas de conversas, como se concretizam as representações de leitura desses educadores. Optamos por um aporte teórico, cujas práticas de leitura e escrita possam ou não estar associadas à escola, o que pode destoar do que a sociedade entende como sendo o processo de alfabetizar, aquele bem próximo da concepção do modelo de letramento autônomo, discutido por Street (1984); kleiman (1995), cuja referência da escrita se dá como  um produto completo em si mesmo que não estaria preso ao contexto de sua produção para ser interpretado . Contrapondo-se ao modelo ideológico de letramento considera não somente os aspectos culturais de interação, mas também  as relações de poder numa determinada sociedade . Pautamos também nossa discussão acerca de letramento em Freire, (1981;1987;2008), para quem aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de tudo, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto. Nossa metodologia ancora-se em uma perspectiva de cunho etnográfico, onde se apreende o que os sujeitos fazem com e na linguagem, em seus contextos de uso da leitura, para tal investigação, subsidiamos nossos procedimentos metodológicos em Moita Lopes (1999;2006) e Erickson (1989). Além de orientar a análise dessa pesquisa nos aportes teóricos do letramento do professor, ancorados nos estudos de Kleiman, (1995; 2001; 2006; 2008), Oliveira (2008; 2010), Tinoco, (2010) Zavala, (2004; 2010). Verificamos durante o percurso analítico dessa pesquisa, a importância de discutir concepções de ler e escrever dos cursos de formação continuada para os educadores do campo, ou propor projetos para o campo que reflitam o que os professores representam e fazem com o ato de ensinar/aprender língua materna.<br>Abstract : This study aims to contribute to the continuing education of educators of the field, and for this we investigate the representations of reading educators from the field of a settlement in southeast Pará, organized by the Rural Landless Workers Movement. We are preparing to identify, through individual interviews and conversations wheels, as if embodying representations of reading these educators. We chose to understand the practices of reading and writing located these teachers, which may or may not be associated with the school, which may clash with what society perceives as the process of literacy , one very close to the design of autonomous literacy model by discussed Street ( 1984); Kleiman (1995 ), which references the writing occurs as " a complete product in itself that would not be tied to the context of its production to be interpreted." While the ideological model of literacy considers not only the cultural aspects of interaction, but also. "Power relations in a given society" Also we base our discussion of literacy from Freire, (1981, 1987, 2008), where "learning to read, write and become literate - is, first of all, learn to read the world, understand its context." From this, we guide our analysis in theoretical contribution of literacy teacher, anchored in studies of Kleiman (1995, 2001, 2006, 2008), Oliveira (2008, 2010), Tinoco (2010) Zavala (2004, 2010). Verified during the analytical course of this research , the importance of discussing conceptions of reading and writing of continuing education courses for educators in the field, or propose projects to the field that reflect what teachers represent and make the act of teaching native language learning.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2014.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129300
Data: 2014


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