Projeto escolas (interculturas) bilíngues de fronteira: análise de uma ação político linguística

DSpace Repository

A- A A+

Projeto escolas (interculturas) bilíngues de fronteira: análise de uma ação político linguística

Show full item record

Title: Projeto escolas (interculturas) bilíngues de fronteira: análise de uma ação político linguística
Author: Sagaz, Márcia Regina Pereira
Abstract: Esta dissertação analisa a implantação do Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira (PEIBF) implementado pelo Ministério da Educação brasileiro em parceira com o Ministério de Educação da Argentina. A presente pesquisa reconstruiu o percurso do PEIBF, incluindo seus antecedentes; buscou identificar as propostas de planificação linguística para o PEIBF e compreender a implementação das propostas. Com isso visou demonstrar como foi realizada a implantação de uma política linguística através de uma política pública educacional para zonas de fronteira de Estados nação, via ensino bilíngue e intercultural, e tendo como pano de fundo a promoção da integração de países sulamericanos. Focalizamos o período entre 2004 e 2010 e tomamos como referência uma zona de fronteira entre Brasil/Argentina, especificamente Dionísio Cerqueira, Estado de Santa Catarina-Brasil e Bernardo de Irigoyen, Província de Misiones-Argentina. <br>Abstract : This dissertation analyses the implementation of the Intercultural Bilingual Border Schools Project (Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira-PEIBF) done by the Education Department of Brazil in cooperation with the Education Department of Argentina. This research has rebuilt the path of PEIBF, including its background and has intended to identify the linguistic planning proposal to PEIBF and understand the implementation of such proposals. Therefore it has aimed to show how a linguistic policy was implemented by an educational public policy to nation-states border areas through bilingual and intercultural teaching, and having as a background the promotion of South America integration. We have focused on the period between 2004 and 2010 and taken as a reference the border area Brazil/Argentina, specifically Dionísio Cerqueira, in the State of Santa Catarina-Brazil and Bernardo de Irigoyen, in the Province of Misiones-Argentina.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2013.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122909
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View
322397.pdf 1.924Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar