Um estudo sobre a possivel incidência do perfil do professor no processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico: análise comparativa de dois casos no ARQ-UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Um estudo sobre a possivel incidência do perfil do professor no processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico: análise comparativa de dois casos no ARQ-UFSC

Show full item record

Title: Um estudo sobre a possivel incidência do perfil do professor no processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico: análise comparativa de dois casos no ARQ-UFSC
Author: Pousadela, Miguel Angel
Abstract: O trabalho analisa duas experiências pedagógicas desenvolvidas por professores da disciplina Projeto Arquitetônico em ateliês do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Trabalha-se com a hipótese de que o saber plural do arquiteto, quando colocado na condição de professor, adquire ênfase diferente segundo corresponda ao perfil do professor-pesquisador ou ao de professor-profissional de escritório. Procura-se determinar se tal diferenciação tem reflexo nas modalidades pedagógicas, no planejamento da disciplina e nos modos escolhidos por cada um para orientar e conduzir o processo de ensino-aprendizagem de projeto. Procura-se também identificar o peso atribuído ao saber-fazer arquitetura, adquirido na prática do exercício profissional frente ao saber-pensar arquitetura, adquirido na prática acadêmica. No fim, pretende-se contribuir na pesquisa sobre os possíveis níveis de complementaridade entre essas práticas pedagógicas, questão que pode vir a ser de particular importância quando se manifesta a tendência, por parte do curso, de dar prioridade na contratação de novos professores efetivos de projeto a àqueles arquitetos que já tenham titulo de Doutor.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103155
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
228093.pdf 2.619Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar